segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Sobreviver à pressão!


Hoje escrevo sobre: Pressão!!
Pressão é talvez sinónimo deste mês, desta época. Deadlines na empresa, corridas ao shopping, decorar a casa, montar a árvore, reunir a família e os amigos, fechar o ano, terminar objectivos, estipular novos. Dezembro é mês de união e também de CONFUSÃO!

Não importa para já os que aí vêm, cada coisa a seu tempo e se conseguirmos desde já ter rentabilidade do nosso tempo, já estamos a ganhar tempo no futuro. Infelizmente nem sempre pensámos assim no passado, adiámos organizar as coisas, houve um facebook sempre a chamarmo-nos, as intermináveis conversas no whatsapp, as noites, estes dias de sol da semana passada que escondiam o cinzento dos dias, trabalhos e pressões de agora... E agora caímos na realidade e agora entramos em stress, parece que pesamos duas vezes mais, parece que temos metade da energia, arrastamo-nos, ficamos mal humorados e pior que tudo, bloqueamos.  

Toda esta agitação na nossa mente faz com que as janelas da memória e atenção se fechem, parecendo que andamos agora a bater à porta e ninguém nos liga nada. Agora sim, o que queríamos era milagres, os milhares de trabalhos feitos, os valores no exame sem que para isso nos deitássemos tarde e acordássemos cheios de sono. Queremos também que os outros nos ajudem, imploramos as nossas ideias e se eles discordam...ai mãe, está tudo estragado e lá se vai uma ou outra tarefa esquecida.
Vivemos em plena competição. Com os colegas, com os chefes, com os amigos e acima de tudo com nós próprios.

No meio de tudo isto somos bonecos, achamos que tudo é uma seca, umas vezes sentimo-nos vazios, outros a deambular, o cansaço nota-se no corpo, a maquilhagem não disfarça a alma e o mau humor sentido, os ciúmes também.  Agora vamos pensar em coisas bem mais interessantes, chega de queixas e ses e etc, vamos à raiz das coisas. 
Sim poderia dar aqui uma aula de neurociências, ainda assim não seria de todo agradável mais informação nesta altura mas tenho vos a dizer o seguinte: Vocês são portadores de uma inteligência gigante, biliões de células que vos conferem a vida. Vocês têm noção do quão maravilhoso é o nosso cérebro e da imensa informação que ele consegue armazenar? Se fizermos um cálculo aproximado das conexões dos cem biliões de neurónios, tendo em conta que com todas estas conexões multiplicamos a capacidade do nosso cérebro, podemos armazenar uns 2.5 petabytes de informação. 

Só para que tenham uma ideia, uma capacidade de armazenamento assim permite o armazenamento de 3 milhões de horas de vídeo, uns 300 anos de reprodução contínua! 

Por isso o que tenho a dizer é: Vamos arrumar a pressão na gaveta da organização! Organizar, focar, lutar e acreditar. 
E assim vamos conseguir!

Com amor! 
Nita :)




Sem comentários:

Enviar um comentário