terça-feira, 29 de março de 2016

A vida que só tem ida


“-Sabes, o mundo anda caótico!”

Sussurrei-te isso ao teu ouvido enquanto pensava que também era do caos que nasciam as estrelas. Tiraste os óculos e picaste os olhos. Deste-me a mão e não disseste mais nada. 

Fez-se silêncio.

Sentia a tua respiração, o teu medo nos lábios contraídos, o teu cansaço no teu rosto, o teu receio nos teus olhos brilhantes.

Fiquei ali, a olhar para ti e a imaginar o que sentias com a minha afirmação, tu sabes bem que sou ligada a psicologia, a poesia, a alegria, a ler olhos e almas, a sentir tudo com muita intensidade e a querer carregar o peso do mundo e da mudança do mesmo nas minhas costas. Dizes que sou tão ingénua e eu cada dia acredito mais nisso. 

Ultimamente, todos os dias acontece algo que não esperava, alguma revelação que nem sonhava e olha eu, aquele menina-mulher, que se achava capaz de ler olhos e almas, falhou. Se conseguir ler-me a mim já é uma sorte. 

Afinal o mundo consegue sempre surpreender-me e ultimamente não tem sido pelos melhores motivos. Mas são revelações, são pontas de fios cheios de nós, cheios de este espirito caótico que parece atravessar o mundo e baralhar-nos a todos, tal como um novelo de lã. 

Nunca precisamos tanto, de tanta coragem para ser feliz e ao mesmo tempo, nunca nos foi tão fácil perceber que coragem e felicidade andam de mãos juntas e juntam-se a nós quando esticamos as mãos. E tenho mesmo esticado e sabes por onde começo? Pelo perdão, pela gratidão e pelos detalhes. 

Nunca os detalhes foram tão importantes, nunca vi tanta felicidade na simplicidade, e nunca vi também tanto perigo em pontas soltas, casos mal resolvidos, coisas não faladas e palavras entaladas. 

Juro-te, nunca vi, nem nunca senti o que isso pode ser destruidor. Que temos que saber ler olhos e corações - eu sei que é importante - mas não conseguimos na frivolidade da vida, andar a brincar ao adivinha numa de bruxos emocionais a tentar esfumar e encontrar o que vai dentro das pessoas. Acredita não é algo nada prazeroso. 

E é por isso que sei que somos espelho, que tudo parte do nosso interior e da relação que temos connosco mesmos, o resto será reflexo. E que reflexo contruímos? Projectamos? Acredito na expressão das emoções, nos desabafos, nos stops e no diálogo. Não no ataque, mas sabes também o que tenho aprendido? Atacar é tão fácil, colocar-nos no lugar dos outros é tão difícil.

E é muito por isso que o mundo está caótico, pois nunca tivemos tantos meios para nos ligarmos, e tão poucas as vezes o conseguimos fazer realmente nos últimos tempos.

Mas estamos sempre a tempo, 

estamos sempre aptos para recomeçar, 

basta querer, agir e fazer, 

basta levantar, seguir e encorajar,

sabes? A vida passa demasiado a voar.

E é por isso que coisas mal resolvidas são pedras no sapato, são dias perdidos em volta disso, são portas e janelas trancadas sem vislumbres da luz do sol. Da luz da vida. 

A vida. A vida que só tem ida.

Nita

Sem comentários:

Enviar um comentário