quarta-feira, 8 de julho de 2015

A vida é um DOM

Não sei se estarei cá amanhã,
as pessoas continuam a achar que somos eternos.
Eu também tantas vezes.
Mas a verdade é que a coisa mais certa que temos na vida,
é que um dia deixamos de estar cá.
Nós e os que amamos.
Nós e a nossa vida.
Nós e o nosso mundo como o conhecemos.
Quando me dizem "tens tempo!" sinto um aperto na barriga,
sinto-me defraudada e enganada.
Porque eu não sei se terei tempo, não sei se irei sempre a tempo.
Sei que hoje estamos aqui,
amanhã não faço ideia.
É por isso que sempre que possível quero ver aqueles que gosto,
soube desde cedo o que era a saudade,
os meus pais partiram para outro continente a partir dos meus 13 anos.
Os meus melhores amigos, todos eles, tiveram períodos de ausência.
Eu soube o que era não poder abraçá-los in loco, ou correr para os acudir.

A saudade é algo duro, é um sentimento que nos muda e nos faz viver de outra maneira.
Há a saudade do doce reencontro, e há o monstro da saudade daqueles que a vida nos leva.
Essa é eterna, essa divide-nos, marca-nos, esvazia-nos e ao mesmo tempo deve encher-nos de vontade e de amor por aqueles que cá estão connosco e pela ansia de partilharmos bons momentos com os mesmos.

Eles não estarão cá sempre.
É por isso que sou tão intensa que às vezes custa aguentar-me, mas não tenho feitio para desculpas, para quem vive delas e para as aceitar quando as pessoas se amam mesmo e podem estar perto, e podem-se ver. Um dia mais tarde iriam dar tudo para fazerem um esforço maior para se verem, para deixarem para lá o comodismo e partilharem conversas, abraços e sorrisos. Só que nesse dia pode ser tarde demais.
Isso deixa-me em pânico e com medo, e desse medo eu faço algo mais inteligente: acção.

Não consigo dormir chateada com os meus,
Raramente os trato pelo nome, ao invés disso, coloco amor em palavras queridas e amorosas.
O nome deles é para ser chamado na escola, no trabalho e no médico. Eu trato-os à minha maneira e com amor.
Fico doente quando discutimos.
Fico sem chão,
mando a razão que às vezes possa ter, dar uma volta, que eu não preciso da razão pós discussão. Preciso de paz e de amor e harmonia e alegria e isso só consigo sem maus ambientes, sem coisas entaladas, sem más disposições.

É por isso que já fui e vim no mesmo dia a países diferentes, para desfrutar apenas de umas horas juntos dos que adoro. Não interessa o que dura, interessa a intensidade e a profundidade desses momentos. Alimento-me disso, dessa energia e adrenalina em que me vicio nos reecontros.

E quando me dizem "tens tempo de os ir visitar, não precisas de andar a correr", e eu volto a pensar e bradar, "uma merda é o que tenho tempo." O tempo é que me tem a mim e o melhor que eu consigo fazê-lo é usá-lo a meu favor.
Não sei trabalhar com total formalismo e profissionalismo frio se de outro lado estiver alguém que eu gosto, detesto parecer uma máquina. Não sei separar a identidade e quando hoje num e-mail profissional escrevi "Bom dia alegria", e fui criticada, tenho pena mas não há nada a fazer. Se trabalhasse para outrem tinha que mudar, agora se são assuntos meus, trabalhos meus, lamento mas a minha marca pessoal vai lá estar, o meu tempo vai ser usado para me expressar a favor, com alegria e convicção também aqui.

E sim também critico e exijo muito, mas tento que seja sempre de um modo positivo e construtivo. Quando me dizem que adoram trabalhar comigo, e nesta semana já são cinco as pessoas que o dizem, eu sinto que não é inglório nem despropositado eu seguir este modo positivo e construtivo de me relacionar.

Porque o meu tempo é o meu maior luxo, todos os segundos estão a contar, todos os segundos têm energia, todas as palavras, acções têm força e tudo isso é o a bagagem que a minha alma levará consigo e eu quero que seja mesmo bonita, inspiradora e maravilhosa, porque a vida é um dom frágil e longe de mim desperdiçar o meu!

Vossa,

Nita
 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário